Ir para conteúdo
Anúncios

ESQUECIDAS À PRÓPRIA SORTE

UM BILHÃO DE PESSOAS NO MUNDO SÃO AFETADAS POR DOENÇAS QUE NÃO RECEBEM ATENÇÃO

Gloria Chipasula (Center), 11 years old, and her mother Teleza James (Right) sit in Milepa Health Centre’s consulting room as Ministry of Health’s nurse Violet Banda (Left performs a standard medical examination for HIV patients.

Doenças tropicais negligenciadas (DTNs) são um grupo de doenças recorrentes na África, na Ásia e na América Latina que costumam atingir em especial a população mais pobre. Afetam 1 bilhão de pessoas em 149 países, sendo metade delas crianças. Estima-se que causem entre 500 mil e 1 milhão de mortes por ano. Como o nome já deixa entender, não são prioridade para atores que poderiam fazer a diferença no desenvolvimento de novas formas de diagnóstico, terapia e cura.

Um estudo de Médicos Sem Fronteiras (MSF) apontou que, entre 1975 e 2004, 1.556 novos medicamentos foram criados; apenas 18 para doenças tropicais negligenciadas. A falta de interesse na pesquisa e desenvolvimento de fármacos que não representam significativo retorno financeiro é um enorme entrave, mas não o único. O isolamento e a dificuldade de acesso por questões de segurança aos locais onde as doenças são mais comuns fazem com que frequentemente a triagem, o controle e o acompanhamento dos casos não sejam feitos de forma efetiva, o que limita o surgimento de novas pesquisas.

Atualmente, 20 categorias constam da lista de doenças tropicais negligenciadas produzida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) — ver boxe abaixo. Outras organizações ligadas à saúde acrescentam ainda nomes não contemplados na atual relação da OMS, como tuberculose e malária. Um consenso é que essas doenças tropicais negligenciadas podem agravar os sintomas de pessoas com tuberculose e malária e de portadores de HIV, diminuindo sua chance de vida. Tendo em vista que a incidência dessas três infecções é especialmente alta em países onde as doenças negligenciadas são originárias, um quadro ainda mais complexo e grave é apresentado…Continue Lendo na Fonte MSF

Precisamos de sua ajuda para continuarmos informando, seja um assinante do Blog PolicilaBR – Quero Assinar

Anúncios

PolicialBR Canal Oficial - Não Governamental Ver tudo

Comunidade dos policiais e bombeiros do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: